Algumas operadoras de telefonia estão anunciando dessa forma, mas esqueceram de mencionar que foram obrigadas pela Anatel a fazer tal investimento.
É obvio que isso foi ocasionado pela falta de investimento na estruturação do serviço. Mas o objetivo aqui não é analisar o “Venda, venda, venda, se baixar a qualidade, depois resolvemos".
Irei expor meu ponto de vista sobre a estratégia adotada para amenizar o impacto causado na marca. Vamos lá:
1. Com o decreto da Anatel, temos alguns problemas para as companhias de telefonia. Citarei dois:
- Problema de vendas: Queda no faturamento.
- Problema de marketing: Impacto negativo na imagem da marca.
2. Ação:
Criar campanha para fortalecer imagem.
3. Análise:
Em minha opinião, se a decisão foi lançar uma campanha para amortecer o impacto negativo causado a marca, a primeira coisa que me vem a cabeça é em abordar a sinceridade e honestidade como conteúdo. Nada mais justo que se desculpar com os milhões de clientes e sinalizar o investindo de milhões de reais para atender as exigências da Anatel como forma de voltar a oferecer serviços de alto nível.
Não Bruno! Isso é assinar um atestado de incompetência, assim você vai expor o seu erro... isso não é marketing!
É obvio que isso foi ocasionado pela falta de investimento na estruturação do serviço. Mas o objetivo aqui não é analisar o “Venda, venda, venda, se baixar a qualidade, depois resolvemos".
Irei expor meu ponto de vista sobre a estratégia adotada para amenizar o impacto causado na marca. Vamos lá:
1. Com o decreto da Anatel, temos alguns problemas para as companhias de telefonia. Citarei dois:
- Problema de vendas: Queda no faturamento.
- Problema de marketing: Impacto negativo na imagem da marca.
2. Ação:
Criar campanha para fortalecer imagem.
3. Análise:
Em minha opinião, se a decisão foi lançar uma campanha para amortecer o impacto negativo causado a marca, a primeira coisa que me vem a cabeça é em abordar a sinceridade e honestidade como conteúdo. Nada mais justo que se desculpar com os milhões de clientes e sinalizar o investindo de milhões de reais para atender as exigências da Anatel como forma de voltar a oferecer serviços de alto nível.
Não Bruno! Isso é assinar um atestado de incompetência, assim você vai expor o seu erro... isso não é marketing!
É, posso até estar equivocado, vai que o objetivo foi “desviar” a atenção da “catástrofe” ocorrida.
E os consumidores? São idiotas então! É isso?
O marketing existe para agregar valor ao produto, de forma que seja criada uma RELAÇÃO DE LONGO PRAZO COM OS CLIENTES, SUPERANDO SUAS EXPECTATIVAS... Entendeu? O marketing não existe para “mascarar” um erro. CONSTRUIR RELAÇÃO COM OS CLIENTES, PARTE DO PRINCIPIO DA SINCERIDADE!
Se a estratégia foi ir a público, entendo que o mais correto seria ser SINCERO E HONESTO. Quando se erra, nada mais justo do que “dar a mão a palmatória”.
A decisão poderia ser simplesmente não lançar campanha alguma, focar na melhoria e pronto! Quer outra? Que tal uma ação com os clientes atuais, para oferecer algo de diferente para eles, como forma de se desculpar pelos problemas ocorridos?
A formulação da estratégia depende muito do ponto de vista do gestor, não é matemática, não tem fórmula, mas existe uma coisa chamada coerência e em meu ponto de vista, ocorreu um equivoco grande na abordagem desta campanha.
E os consumidores? São idiotas então! É isso?
O marketing existe para agregar valor ao produto, de forma que seja criada uma RELAÇÃO DE LONGO PRAZO COM OS CLIENTES, SUPERANDO SUAS EXPECTATIVAS... Entendeu? O marketing não existe para “mascarar” um erro. CONSTRUIR RELAÇÃO COM OS CLIENTES, PARTE DO PRINCIPIO DA SINCERIDADE!
Se a estratégia foi ir a público, entendo que o mais correto seria ser SINCERO E HONESTO. Quando se erra, nada mais justo do que “dar a mão a palmatória”.
A decisão poderia ser simplesmente não lançar campanha alguma, focar na melhoria e pronto! Quer outra? Que tal uma ação com os clientes atuais, para oferecer algo de diferente para eles, como forma de se desculpar pelos problemas ocorridos?
A formulação da estratégia depende muito do ponto de vista do gestor, não é matemática, não tem fórmula, mas existe uma coisa chamada coerência e em meu ponto de vista, ocorreu um equivoco grande na abordagem desta campanha.
Bruno Henrique
Tenho certeza que se tivéssemos o acesso ao planejamento estratégico das empresas, muito que está sendo anunciado, já fazia parte de um plano destas empresas que de toda forma não ia resolver os problemas mesmo. A fórmula e simples: país de terceiro mundo, não existe fiscalização adequada e a população não tem alternativas. Investir para quê? Veja o serviço que estas mesmas empresas prestam nos EUA e europa. Impecável.
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