sábado, 28 de julho de 2012

"Estamos investindo milhões para atender melhor nossos clientes"

Algumas operadoras de telefonia estão anunciando dessa forma, mas esqueceram de mencionar que foram obrigadas pela Anatel a fazer tal investimento.

É obvio que isso foi  ocasionado pela falta de investimento na estruturação do serviço. Mas o objetivo aqui não é analisar o “Venda, venda, venda, se baixar a qualidade, depois resolvemos".

Irei expor meu ponto de vista sobre a estratégia adotada para amenizar o impacto causado na marca. Vamos lá:

1. Com o decreto da Anatel, temos alguns problemas para as companhias de telefonia. Citarei dois:
- Problema de vendas: Queda no faturamento.
- Problema de marketing: Impacto negativo na imagem da marca.

2. Ação:
Criar campanha para fortalecer imagem.

3. Análise:
Em minha opinião, se a decisão foi lançar uma campanha para amortecer o impacto negativo causado a marca, a primeira coisa que me vem a cabeça é em abordar a sinceridade e honestidade como conteúdo. Nada mais justo que se desculpar com os milhões de clientes e sinalizar o investindo de milhões de reais para atender as exigências da Anatel como forma de voltar a oferecer serviços de alto nível.

Não Bruno! Isso é assinar um atestado de incompetência, assim você vai expor o seu erro... isso não é marketing!
 
É, posso até estar equivocado, vai que o objetivo foi  “desviar” a atenção da “catástrofe” ocorrida.

E os consumidores? São idiotas então! É isso?

O marketing existe para agregar valor ao produto, de forma que seja criada uma RELAÇÃO DE LONGO PRAZO COM OS CLIENTES, SUPERANDO SUAS EXPECTATIVAS... Entendeu? O marketing não existe para “mascarar” um erro. CONSTRUIR RELAÇÃO COM OS CLIENTES, PARTE DO PRINCIPIO DA SINCERIDADE!

Se a estratégia foi ir a público, entendo que o mais correto seria ser SINCERO E HONESTO. Quando se erra, nada mais justo do que “dar a mão a palmatória”.

A decisão poderia ser simplesmente não lançar campanha alguma, focar na melhoria e pronto! Quer outra? Que tal uma ação com os clientes atuais, para oferecer algo de diferente para eles, como forma de se desculpar pelos problemas ocorridos?

A formulação da estratégia depende muito do ponto de vista do gestor, não é matemática, não tem fórmula, mas existe uma coisa chamada coerência e em meu ponto de vista, ocorreu um equivoco grande na abordagem desta campanha.

Bruno Henrique

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Lojas Guido 2011: Principais Trabalhos


Abaixo, alguns dos trabalhos que realizei em 2011, junto com toda a equipe da Lojas Guido e seus parceiros, especialmente a Chama Publicidade, nossa parceira na criação e formulação das estratégias e campanhas:

1. Inaugurações de lojas
2. Lançamento Cartão Guido 
3. Algumas campanhas vajero:
 - Aniversário da Guido 2011 
 - Força Tarefa Guido
 - Feirão de Fábrica Guido (2008)

1. INAUGURAÇÕES DE LOJAS

Inauguração Guido Ponta Verde - Maceió/ AL

Com a proposta de estar cada vez mais perto dos clientes, a Guido decidiu expandir suas filiais pelos bairros da cidade.

A primeira loja foi a Guido Ponta Verde, localizada na Avenida Deputado José Lages.  Unindo conforto, variedade, qualidade, exclusividade e novas seções, a Guido surpreendeu  todos e pelos resultados atingidos, conquistou um público fiel naquela região.


Click aqui e confira o vídeo da reportagem: Inauguração Guido Ponta Verde

Outras inaugurações e reinaugurações Guido em 2011:

 - Inauguração Guido Jacintinho - Maceió/ AL
 - Inauguração Guido Mata do Rolo – Rio Largo/AL
 - Reinauguração Guido Penedo/AL
 - Reinauguração Guido Porto Calvo

Elaboramos diversas campanhas para o lançamento das novas filiais. Como estratégia, foram utilizadas as ferramentas do marketing de varejo: Promoções inéditas, ações de guerrilha, distribuição tabloides, além de anúncios veiculados em TV, jornal, rádio, carro de som, dentre outros formatos de mídia.
 
Inauguração Guido é sinônimo de “casa cheia” e milhares de clientes aproveitando as promoções. 










VTs inauguração Guido Jacintinho: