segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Eu faço marketing, será?
É comum ver empresas fazendo propaganda , promoção, organizando um evento ou simplesmente um panfleto e se intitulam como fazedoras de marketing, com seguinte jargão: “Esse é o meu marketing!”
O que citei acima, são somente algumas ferramentas que o marketing proporciona. Mas se é uma ferramenta de marketing, então é marketing, certo? ERRADO! O marketing só existe quando se tem uma estratégia por traz, quando não tem estratégia, não é marketing!
Para que vocês entendam, o “seu marketing” ou marketing da sua empresa, é sua marca , a sua forma de atuação no mercado, o seu posicionamento, sua política comercial... isso é a estratégia de atuação da sua empresa, isso é o seu marketing. Após a empresa ter isso definido, é que as “outras coisas” vão surgindo: ações, eventos, propagandas, mídia...
Para que “essas coisas” surjam, é necessário o estabelecimento de objetivos e metas, como por exemplo: Lançar empresa no mercado; Reposicionar a marca; Aumentar as vendas de determinado produto; Expandir atuação em outra praça... Para cada objetivo, você vai estabelecer uma estratégia de atuação e definir quais ferramentas do marketing utilizar para que os resultados aconteçam.
Fazer um panfleto, propaganda, mídia... Sem ter definido a estratégia de atuação da empresa, objetivos, foco, sem ter uma visão de onde se pretende chegar... É dá um “tiro no escuro”, o resultado pode até acontecer, mas no longo prazo você vai se complicar.
Em resumo, para fazer marketing é preciso ter um Plano de Marketing, se sua empresa tem um plano e uma estratégia bem definida, ela “faz marketing”. Se ela utiliza as ferramentas de marketing, sem ter plano, ela NÃO FAZ MARKETING, ela faz panfleto, promoção, propaganda ou o que você quiser, ela só não faz marketing!
Bom gente, espero ter explicado, em vez de complicado!
Em caso de dúvida enviar e-mail para: bhenriquemcz@gmail.com
Bruno Henrique
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo Bruno. Acho que poucas empresas entendem que marketing é um conjunto de ações realizadas de forma sistemática e planejada com objetivos de atração e manutenção de clientes além é claro da gestão e valorização da marca e imagem da empresa. Sem esta sistematização e objetivos claros não é marketing é .... é o que mesmo ?
ResponderExcluirObrigado Felipe! É verdade, infelizmente as pessoas pensam que marketing é fazer panfleto, fazer promoção...
ResponderExcluirMuito bom Bruno! Eu acrescentaria que Marketing é como uma especie de "medicina comercial", onde o "médico" pode receitar um remedio se a empresa estiver doente, um polivitaminico como forma de prevenção, ou pode simplesmente passar exercicios fisicos para a empresa manter a boa forma. Cada ação fazendo parte de uma estrategia, para chegar a determinada situação.
ResponderExcluirParabéns!
Muito bom Victor, assino em baixo! Obrigado!
ResponderExcluir